“A ignorância é o elemento fundante e parte primária fundamental da construção do conhecimento humano.” (Filósofo Roberto Feijó, 2006).
Acredite, eu criei esta frase em menos de 1 minuto. Acho que vou chorar! Ou será que morro de rir; da minha pretensão e falta de humildade em me autodenominar Filósofo neste milênio.Mas dá pra explicar. Ignorar nos impulsiona e nos motiva ao crescimento, mesmo aquele que acredita que tudo sabe, desconhece que ainda tem muito que aprender. Ops! Aconteceu de novo!
“Mesmo aquele que acredita que tudo sabe, desconhece que ainda tem muito que aprender.” (“Blogger” Roberto Feijó, 2006).
Viu? Uma nesga de humildade me iluminou! Ah, ah, ah! Mas o motivo deste post é homenagear aqueles que não nos deixam na escuridão da ignorância e nos mostram o caminho certo a seguir.Abaixo transcrevo na integra, e-mail de excelentes amigos, Paulo Mobus e sua Esposa Clara, que além de proporcionarem ao mundo um toque de bom gosto e competência, brindam-me com sua atenção, sinceridade e amizade.
Caro Feijó,
Como fico "arrepiada" cada vez que escuto ou leio a palavra "logomarca", envio-te um esclarecimento, que, talvez, através de tuas atividades com o público, possas ajudar a difundir. Devido ao meu trabalho de assessoria cultural, devo isso às pessoas a quem presto serviços.Um abração.
Clara. www.tcarte.com.br
LOGOMARCA x LOGOTIPO x SÍMBOLO x MARCA:
VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA?
E logomarca? LOGOMARCA QUER DIZER ABSOLUTAMENTE NADA!
É possível que seu inventor estivesse querendo dar conta daquelas situações na qual um símbolo e um logotipo se combinam na veiculação de uma imagem. O fato é que, se por acaso foi essa a origem do termo no Brasil, todo sinal gráfico que pretenda identificar uma empresa ou um produto, é chamado de logomarca, independente de ser símbolo, logotipo ou sinal misto.
LÓGOS, em grego, quer dizer conhecimento e também palavra. TYPOS quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão, tudo bem. Agora, palavra-marca ou conhecimento marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma! E é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à comunicação gráfica, usa as seguintes expressões: logotipo, logograma, signo, sinal, sigla, pictograma, icon, isotipo, tipograma, símbolo, emblema - cada uma com um significado próprio. E cuidado para não pisar na bola! Se até a Federação das indústrias começa a usar indiscriminadamente o termo logormarca, não se deixe influenciar para continuar difundindo aleatoriamente esse termo estritamente tupiniquim! Curioso que áreas tão habituadas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo! Nelas, as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa.
"LOGOMARK" , JAMAIS!
LÓGOS, em grego, quer dizer conhecimento e também palavra. TYPOS quer dizer padrão e também grafia. Portanto, grafia-da-palavra ou palavra-padrão, tudo bem. Agora, palavra-marca ou conhecimento marca quer dizer o quê? Coisa nenhuma! E é espantosa a desenvoltura com que cerca de dois terços da população ligada à comunicação gráfica, usa as seguintes expressões: logotipo, logograma, signo, sinal, sigla, pictograma, icon, isotipo, tipograma, símbolo, emblema - cada uma com um significado próprio. E cuidado para não pisar na bola! Se até a Federação das indústrias começa a usar indiscriminadamente o termo logormarca, não se deixe influenciar para continuar difundindo aleatoriamente esse termo estritamente tupiniquim! Curioso que áreas tão habituadas à moda e à terminologia usada internacionalmente para tudo o que diz respeito aos assuntos do setor, como a publicidade, o marketing e mesmo o design gráfico, desprezem as designações corretas, presentes nos artigos publicados pelas revistas especializadas do primeiro mundo! Nelas, as palavras logotype, logo ou symbol pontuam cada página, para lembrar apenas os países de língua inglesa.
"LOGOMARK" , JAMAIS!