O Sindilojas Caxias promoveu a “Pesquisa Resultados do Comércio em 2020”, de 21 de janeiro a 02 de fevereiro, com a participação de 114 comerciantes.
Ouça o comentário de hoje
O comerciante associado ao Sindilojas Caxias acredita em crescimento nos seis primeiros meses de 2021. Essa é a perspectiva de 81,4% dos empresários que responderam a “Pesquisa Resultados do Comércio em 2020”, criada com o objetivo de identificar os principais resultados econômicos do setor varejista para monitorar e buscar soluções para as empresas nesta retomada das atividades em 2021.
Participaram 114 empresas do comércio varejista que atuam nos municípios da base territorial do Sindilojas Caxias (Caxias do Sul, São Marcos, Flores da Cunha, Antônio Prado e Nova Pádua) de um universo de mais de 1.200 associados, sendo mais de 500 da categoria comércio varejista “não essencial”. Entre eles, o segmento de vestuário masculino/feminino foi o mais representativo com 31,6%, seguido por calçados e acessórios (9,6%) e papelarias e livrarias (5,3%). Também participaram estabelecimentos comerciais de móveis e decorações, cama, mesa e banho, brinquedos, óticas, joias e semijoias, perfumaria e cosméticos, eletrodomésticos e eletrônicos, sendo a maioria (89,5%) localizados como comércio de rua. Mais de cinco por cento são encontrados em shoppings centers, assim como em ambos (comércio de rua e shopping) foi registrada a presença no mesmo índice. A maioria das empresas são de pequeno porte com zero a cinco funcionários (66,7%), enquanto 9,6% contam com seis a nove funcionários. Apenas 0,9% contam com mais de cem funcionários na equipe. Em 2020, 85,8% das empresas que participaram da pesquisa registraram o faturamento de até R$4.800.000,00, sendo representadas por Empresa de Pequeno Porte (EPP), Microempresa (ME) e Microempreendedor Individual (MEI). Fonte https://www.sindilojascaxias.com.br/