A startup brasileira FNM firmou parceria com a Ambev para o fornecimento de 1 mil veículos elétricos, incluindo caminhões e vans. As unidades serão montadas em Caxias do Sul, em uma das fábricas da Agrale, parceria da startup. A compra está alinhada com os planos da fabricante de bebidas de ter metade de sua frota rodando com energia limpa até 2023.
O valor do investimento não foi revelado. Em nota, a Ambev informou que o projeto é "viável economicamente devido ao menor custo de energia e manutenção".
Os veículos serão usados por transportadoras que prestam serviços de distribuição para a cervejaria. O veículo piloto fará rotas de entrega de bebidas no Rio de Janeiro, com autonomia de até 100 quilômetros por dia. Eles somam-se aos 1.600 outros elétricos em produção pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ). Destes, 100 devem começam a rodar já este ano.
Os caminhões FNM são dotados de sistema anti-colisão com inteligência artificial e câmeras integradas. O reabastecimento será feito em pontos de recarga em centros de distribuição da Ambev, que usam energia solar. Os veículos terão motores da europeia Danfoss, baterias da norte-americana Octillion e baús Randon. A Danfoss Editron e a Octillion estudam instalar fábricas no Brasil. A startup de soluções de logística FNM (Fábrica Nacional de Mobilidades), conhecida como FêNêMê, participou de um programa de aceleração da Ambev, em 2019.