O mundo não é mais o mesmo. O profissional de logística, também não. |
Na busca de atingir essas expectativas, as empresas necessitam investir em tecnologia e pesquisa, desenvolvendo e criando vantagens competitivas que lhes garantam fidelizar ou reter clientes e, portanto, melhorar seu share.
Indispensavelmente, a logística tem cumprido nos dias atuais um papel protagonista nas relações empresariais, aprimorando e tornando-se uma das atividades estratégicas mais importantes de uma supply chain, a logística está presente no processo da cadeia, desde o momento da aquisição da matéria-prima até a entrega do produto ao consumidor final.
O custo apurado ao longo da supply chain é uma variável imprescindível a ser considerada pelos diferentes atores que conformam a cadeia: compradores, fornecedores e operadores logísticos. Também, o processo decisório determina o desenho de um modelo de decisão, do qual se atinjam objetivos, como: clientes finais satisfeitos e custos totais mais baixos durante todo o processo.
Compartilhar, formar, montar, aprimorar. As palavras da próxima década. |
Destaco que quanto aos custos e fatores que tanto preocupam compradores e gestores de produção e distribuição, temos:
1) Custo de Entrada Básico
2) Custo das Transações
3) Custos Relacionados com Fornecedores
4) Custos de Descarregar
5) Custos de Qualidade
6) Custos de Logística/Operação
7) Custos Indiretos de Financiamento
8) Fatores Táticos de Entrada
9) Fatores de Intermediação/Cliente
10) Fatores Estratégicos do Negócio
Concluindo...
100% certo na primeira vez, todas as vezes. Qualidade é essencial. |
Saiba preencher os espaços na mente do comprador. O gestor comercial de logística é antes de tudo um facilitador. |
A logística integrada é considerada novo paradigma, como resultado da integração entre conceitos e procedimentos de outras áreas do conhecimento como a administração, a matemática, a contabilidade, o direito, o empreendedorismo e a política nas relações humanas.
Finalmente, em decorrência dessa multidisciplinaridade conceitual e prática, surgem inúmeros fenômenos e situações que fazem da logística um potencializador de negócios empresariais em todos os segmentos. Os Gestores de vendas de serviços logísticos que possuem a ousadia de estudar cada nuance desta tênue relação compra e venda, no que se refere não só aos serviços, mas também as soluções logísticas, tem a possibilidade de alçar voos mais altos e mais duradouros.
Um abraço a todos.