Santa Catarina registrou aumento no número de novas empresas no primeiro bimestre de 2021. Segundo dados apresentados pela Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), o estado contabilizou um saldo de 25.260 novos negócios no período.
O resultado representa incremento de 39% em relação ao mesmo período do ano passado.
O comércio de reparação de veículos automotores e motocicletas liderou o ranking, com 8.659 novas empresas, seguido da indústria de transformação com 4.502. Segundo o presidente da Jucesc, GilsonBugs, a integração da pasta com os municípios, sendo 292 até agora, além da implementação do SC Bem Mais Simples estão contribuindo com o ambiente econômico do estado:
“Todas as mudanças que a Jucesc já realizou para reduzir a burocracia e dar agilidade aos processos, conforme determinação do governador Carlos Moisés ainda no início da gestão, contribuíram para este crescimento, mesmo em tempo de coronavírus. Somos um Estado empreendedor e sairemos antes dos outros desta crise. Mais empresas têm como consequência direta o aumento do número de emprego”.
O levantamento abrange empresas de todas as naturezas jurídicas. Entre os destaques está o Microempreendedor Individual (MEI), que representa 80% das constituições. Em segundo lugar, estão as Limitadas (LTDA), com 6 mil, que representam 12% do total.
Considerada a segunda melhor cidade do Brasil para empreender, de acordo com o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2020, Florianópolis, está no topo com mais empresas constituídas no primeiro bimestre do ano, com 3.824 empreendimentos.
Joinville registrou 3.013 novas empresas no período. Na sequência estão Blumenau (2.149), Itajaí (1.684), São José (1.604), Palhoça (1.303), Balneário Camboriú (1.087), Chapecó (1.084), Criciúma (959) e Jaraguá do Sul (940).
- via https://www.economiasc.com