30 novembro 2009

Filiado exige expulsão de quem quer que seja


Este Filiado do Democratas, de pronto, já exige a expulsão de quem quer que seja, que esteja envolvido com este descaramento noticiado pela imprensa.
Certamente deve ser dado o direito de defesa aos envolvidos. O Estatuto assim estabelece.
Mas as provas são tão cabais, notórias e revoltantes, que a expulsão sumária se faz necessária imediatamente.
O que defende este Filiado:
Que Afaste-se imediatamente do partido todos os envolvidos neste escândalo.
Que se faça a oitiva dos envolvidos.
Que os expulse sumariamente, imediatamente após o vencimento do prazo de apresentação da defesa, conforme o Código de Ética do Democratas.
Quanto ao certame civil e criminal, que os envolvidos sejam julgados de acordo com a Lei.
Sem mais.
Roberto Feijó
Filiado do Democratas

Democratas exige esclarecimentos convincentes sobre denúncias


As graves denúncias feitas contra o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda exigem esclarecimentos convincentes. O partido tem o compromisso com a verdade e aguarda a manifestação oficial do governador para poder se pronunciar.

Brasília, 28 de novembro de 2009.
Rodrigo Maia - Presidente nacional do Democratas
José Agripino - Líder do Democratas no Senado
Ronaldo Caiado - Líder do Democratas na Câmara

27 novembro 2009

AS VITÓRIAS DA XIX OLIMPÍADA NACIONAL DAS APAEs JÁ ESTÃO ACONTECENDO!

Prezados(as) Companheiros(as),
As vitórias da XIX Olimpíada Nacional das Apaes foram antecipadas, já estão acontecendo!
Todos os esforços empreendidos no sentido de captar recursos financeiros para cobrir as despesas com alimentação e hospedagem alcançaram êxito e a Fenapaes vai poder arcar, como sempre ocorreu, com esse investimento.
Temos a comemorar o apoio do Governador de Minas Gerais Aécio Neves que, satisfeito em acolher as delegações das Apaes de todo o País, tornou-se um parceiro entusiasmado em tornar as Olimpíadas uma grande festa, ao sabor da hospitalidade mineira! Precisamos retribuir, compartilhando com ele a alegria e o calor do nosso Movimento!
Venham, tragam suas delegações! Vamos corresponder ao entusiasmo de nossos atletas, incrementar o vigor das Apaes, fortalecendo suas boas tradições!
O campeão Roberto L. Feijó
Aguardamos a resposta de todos a mais essa oportunidade de sinergia e união.
Solicitamos a todas as delegações que nos informem com a maior brevidade possível o horário estimado de chegada, especialmente aquelas que veem de avião, para que possamos nos organizar para melhor recepcioná-los.
Abraço fraterno
Eduardo Barbosa

26 novembro 2009

Câmara aprova aumento do efetivo da Aeronáutica em tempos de paz


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou hoje, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei 4752/09, do Poder Executivo, que aumenta em 13.495 o número de militares do Comando da Aeronáutica em tempo de paz (de 67.442 para 80.937). A proposta altera a Lei 11.320/06, que fixa o efetivo daquela Força.
O projeto seguirá para o Senado, a menos que haja recurso para que seja votado pelo Plenário. A CCJ analisou a proposta apenas quanto aos aspectos de admissibilidade (constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa). O relator, deputado Colbert Martins, apresentou parecer favorável.
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, que assina a proposta, ressalta a necessidade da medida para adequar os efetivos da Aeronáutica às crescentes demandas do transporte aéreo e para prestar um serviço seguro de controle do espaço aéreo.
Jobim também cita como argumento a criação de novas organizações militares nos últimos 25 anos e o crescimento das atribuições da Aeronáutica, como participação em missões da Organização das Nações Unidas, em campanhas de vacinação e em combate a incêndios ambientais.
A proposta foi aprovada com emenda da Comissão de Finanças e Tributação, que condiciona a criação dos cargos à sua autorização expressa em anexo específico da Lei Orçamentária Anual.

Novos números
Pela proposta, a nova composição dos cargos sofrerá a seguinte variação:
- oficiais superiores: de 2.455 para 3.200;
- oficiais intermediários e subalternos: de 5.700 para 7.800;
- suboficiais e sargentos: de 26.200 para 34.000;
- cabos e soldados: de 31.000 para 34.100;
- taifeiros: de 2.000 para 1.750.

O Rio das Taquaras


Na noite de ontem fomos recebidos pelos amigos e Filiados do DEM Taquari. Oportunidade em que fomos brindados com cordial receptividade e um grande aprendizado político, por homens que buscam principalmente o desenvolvimento econômico, social e urbano, da população de Taquari e Região.
É também de celebrarmos o entusiasmo destes Filiados que se empenham em subsidiar com seu tempo e suas habilidades pessoais e profissionais, políticos como nosso Deputado Estadual Marquinho Lang, que neste quesito, está muito bem assessorado por gente que quer a Região do Vale do Taquari e Alto-Taquari com desenvolvimento e progresso para os seus Cidadãos.
Verdadeiros abnegados, estes Filiados Taquarienses nos fazem sentir orgulho de fazer parte da família do Democratas, mas em especial, fazer com que este Blogger e Filiado se sentisse em casa, entre amigos e discutindo os assuntos que de fato interessam ao Povo Gaúcho e ao crescimento do Democratas. O DEM é um partido sério e que contribui com a sociedade com a força das novas idéias. O DEM Taquari está de parabéns.
Saiba um pouco mais sobre Taquari:
A palavra "Taquari" é de origem indígena. Ela vem de tacuara (taquara) e y (água, rio). Portanto, Taquari significa "o rio das taquaras", pois nas margens do Rio Taquari haviam muitas taquareiras (taquaras), das quais os índios chamavam de tibiquary.
O município de Taquari, após emancipar-se em 1849, se tornou um dos maiores do Rio Grande do Sul em relação a área territorial. Como conseqüência, muitos municípios surgiram a partir de Taquari, emancipados direta ou indiretamente. Entre eles, podemos citar:
• Estrela, que se tornou colônia de Taquari em 1856, até sua emancipação em 1876. A partir de Estrela surgiram, entre outras, as cidades de Lajeado, Colinas, Roca Sales, Imigrante e Teutônia, que chegou a ser colônia de Taquari, em 1858.
• General Câmara, que se emancipou de Taquari em 1881, com o nome de Santo Amaro (usado até 1939). A partir de General Câmara surgiu a cidade de Venâncio Aires.
• Bom Retiro do Sul, que se tornou distrito de Taquari em 1895, até sua emancipação em 1959. A partir de Bom Retiro do Sul surgiu a cidade de Fazenda Vilanova
• Paverama, que se tornou distrito de Taquari em 1958, até sua emancipação, em 1988.
• Tabaí, que se emancipou de Taquari em 1995.

Características geográficas
Área 407 km²
População 26.626 hab. est. IBGE/2009
Densidade 81,8 hab./km²
Altitude 54 m
Clima Subtropical Cwa
Fuso horário UTC-3
Indicadores
IDH 0,794 médio PNUD/2000
PIB R$ 322.747 mil IBGE/2005
PIB per capita R$ 11.439,00 IBGE/2005

25 novembro 2009

Incendiando a Campanha 2010. Falta só o fósforo. Querosene é por conta de Lula e da máquina estatal


O Ministério da Cultura produziu e imprimiu, com recursos públicos, um panfleto chamado Vota Cultura, no qual estimula eleitores a eleger parlamentares que apoiam as políticas da pasta. Os nomes de cerca de 336 deputados, de diversos partidos, aparecem no verso do panfleto.
É um descaramento sem precedentes. É de perder as estribeiras com essa politicagem barata. Este blogger, repudia ações como estas por gente que não tem o menor dicernimento do que seja as palavras Ética e Legalidade.
 Detalhe: Confira os nomes dos gaúchos e perceba a tamanha coincidência entre as legendas partidárias prestigiadas pelo ministério.
(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

Suécia procura Sarney para defender que Brasil escolha Caças Gripen para a FAB



Em busca de apoio para a venda de 36 aviões caça ao Brasil, o ministro da Defesa da Suécia, Sten Tolgfors visitou nesta terça-feira o presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AP), para defender as aeronaves produzidas pelo país, com a promessa de transferência total de tecnologia para o governo brasileiro.

A Suécia disputa com a França e Estados Unidos a venda dos caças ao Brasil, numa ação que envolve intenso lobby das empresas produtoras das aeronaves. Tolgfors disse que a Suécia não procura um "cliente" para vender os aviões, mas "um parceiro de longo prazo". O ministro disse que o objetivo do governo da Suécia é firmar uma parceria longa com o Brasil com o objetivo de produzir, em solo brasileiro, futuras aeronaves de combate com a tecnologia sueca. "Estamos oferecendo total transferência de tecnologia para o Brasil, para que o país tenha a sua própria base tecnológica no futuro para o desenvolvimento de aviões", afirmou após o encontro com Sarney. O presidente do Senado é um dos integrantes do Conselho de Defesa Nacional, que deve decidir o país vencedor da concorrência para a venda dos caças.

24 novembro 2009

Ministro da Defesa visita área de operações da Laçador


Esteve em visita, no dia 24 de novembro, ao Teatro de Operações da Operação Laçador, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, acompanhado dos Comandantes da Marinha do Brasil, Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, do Exército, General-de-Exército Enzo Martins Peri e da Força Aérea, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito o qual concedeu entrevista coletiva no Salão de Honra do Quartel General do Comando Militar do Sul sobre a Operação. Após, o Ministro e comitiva cumprirão a seguinte agenda:

- visita à Força Terrestre Componente, que está localizada no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda;
- visita à Força Aérea Componente 106, na Base Aérea de Canoas;
- sobrevoo de helicóptero, em Rio Grande, à Força Naval, defesa do porto, TERMASA e defesa de pontos sensíveis;
- visita ao Comando do 5º Distrito Naval;
- retorno para Brasília.

Yoani Sánchez e o Xeque-mate em Raul e Fidel

Yoani Sánchez inquiriu os dois Presidentes. Somente Obama respondeu e agora o governo Cubano está no maior dilema de sua história. Detalhe: Yoani vive em Cuba.
Acesse e confira você mesmo o Blog de Yoani em DesdeCuba Generation Y.


Presidente Barack Obama: Agradeço esta oportunidade com que me brindas para compartilhar impressões contigo e com teus leitores em Cuba e no mundo, aproveito para felicitar-te pelo prêmio María Moors Cabot da Escola Graduada de Jornalismo da Universidade de Columbia que recebeste por promover o entendimento mútuo nas Américas mediante tuas reportagens. Decepcionou-me que te impedissem de viajar para receber o prêmio pessoalmente.

Teu blog oferece ao mundo uma janela particular às realidades da vida cotidiana em Cuba. É revelador que a Internet haja oferecido `a ti e à outros valentes blogueiros cubanos, um meio tão livre de expressão, aplaudo estes esforços coletivo que fazem seus compatriotas para expressarem-se através da tecnologia. O governo e o povo estadunidense nos unimos a todos vocês em antecipação ao dia em que todos os cubanos possam se expressar livre e públicamente sem medo de represálias.
Yoani Sánchez:1. Durante muito tempo o tema Cuba tem estado presente tanto na política exterior dos Estados Unidos, como entre as preocupações domésticas, especialmente pela existência de uma grande comunidade cubano-americana. Do seu ponto de vista…em qual dos dois campos deve se localizar este assunto?
Todos os assuntos de política exterior têm componentes domésticos, especialmente aqueles que concernem a países vizinhos como Cuba, de onde provêm muitos emigrantes radicados nos Estados Unidos, e com quem temos uma longa história de vínculos. Nossos compromissos de proteger e apoiar a livre expressão, os direitos humanos e um estado de direito democrático tanto em nosso país como no mundo também superam as demarcações entre o que é política doméstica e exterior. Além disso, muitos dos desafios que nossos países dividem, como a emigração, o narcotráfico e a condução da economia, são assuntos tão domésticos como estrangeiros. Enfim, as relações entre Cuba e os Estados Unidos tem de ser vistas dentro de um contexto tão doméstico como exterior.
2. No caso de que existisse por parte do seu governo uma vontade de dar fim ao desacordo…reconheceria por isso a legitimidade do atual governo de Raúl Castro como único interlocutor válido em eventuais conversações?
Como foi dito antes minha admnistração está pronta para estabelecer laços com o governo cubano em áreas de mútuo interêsse, como temos feito nas conversações migratórias e sobre correio direto. Também me proponho a facilitar um maior contato com o povo cubano, especialmente entre as famílias que estão divididas, algo que é feito com a eliminação de restrições a visitas familiares e a remessas. Queremos estabelecer vínculos também com cubanos que estão fora do âmbito governamental, como fazemos em todo o mundo. Está claro que a palavra do governo não é a única que conta em Cuba. Aproveitamos toda oportunidade para interargir com todos os escalões da sociedade cubana, e olhamos para um futuro em que o governo refletirá expressamente as vontades do povo cubano.
3. O governo dos Estados Unidos renunciaram ao uso de força militar como modo de dar por terminado o desacordo?
Os Estados Unidos não têm intenção alguma de utilizar força militar em Cuba. O que os Estados Unidos apoiam em Cuba é um respeito maior aos direitos humanos e as liberdades políticas e econômicas, e une-se as esperanças de que governo responda as aspirações de sua gente de desfrutar a democracia e de poder determinar o futuro de Cuba livremente. Só os cubanos são capazes de promover uma mudança positiva em Cuba, esperamos que logo possam exercer essas faculdades de modo pleno.
4. Raúl Castro disse públicamente estar disposto à dialogar sobre todos os temas, com o único requisito de respeito mútuo e igualdade de condições. Parecem à você exigências desmedidas? Quais seriam as condições prévias que seu governo imporia para iniciar um diálogo?
Digo sempre que é hora de aplicar uma diplomacia direta e sem condições, seja com amigos ou inimigos. Com certeza, falar por falar não é o que me interessa. No caso de Cuba o uso da diplomacia deveria resultar em maiores oportunidades para promover nossos interesses e as liberdades do povo cubano.
Já iniciamos um diálogo, partindo destes interesses comuns - emigração segura, ordenada e legal, e a restauração do serviço direto dos correios. Estes são passos pequenos, porém parte importante de um processo para encaminhar as relações entre os Estados Unidos e Cuba numa direção nova e mais positiva. Não obstante estes passos, para alcançar uma relação mais normal, vai fazer falta que o governo cubano defina um curso de ação.
5. Que participação poderiam ter os cubanos no exílio, os grupos de oposição interna e a emergente sociedade civil cubana nesse hipotético diálogo?
Ao considerar qualquer decisão sobre política pública, é imprescindível escutar tantas vozes divergentes quanto possível. Isso é precisamente o que vimos fazendo com relação a Cuba. O governo dos Estados Unidos fala regularmente com grupos e indivíduos dentro e fora de Cuba, que seguem com interesse o curso das nossas relações. Muitos não estão de acordo com o governo cubano, muitos outros não estão de acordo entre si. No que devemos estar todos de acordo é que temos que ouvir as inquietudes e interesses dos cubanos que vivem na ilha. Por isso é que tudo o que vocês estão fazendo para projetar suas vozes é tão importante - não só para promover a liberdade de expressão, como também para que a gente fora de Cuba possa entender melhor a vida, as vicissitudes e as aspirações dos cubanos que estão na ilha.
6. Você é um homem que aposta em novas tecnologias de comunicação e informação. Com certeza os cubanos continuamos com muitas limitações para acessar a Internet. Quanta responsabilidade tem nisso o bloqueio norteamericano à Cuba e quanta tem o governo cubano?
Minha admnistração deu passos importantes para promover a corrente livre de informação de e para o povo cubano, partircularmente através de novas tecnologias. Temos possibilitado a expansão dos laços de telecomunicações para acelerar o intercâmbio entre o povo de Cuba e o mundo externo. Tudo isso aumentará os meios através dos quais os cubanos na ilha poderão se comunicar entre si e com pessoas fora de Cuba, valendo-se, por exemplo, de maiores oportunidades em transmissões de satélite e de fibra óptica. Isto não ocorrerá de um dia para o outro, nem tampouco poderá ter resultados plenos sem atos positivos do governo cubano. Tenho entendido que o governo cubano anunciou planos para oferecer maior acesso à Internet nas agências dos correios. Sigo estes acontecimentos com interesse e urjo que o governo permita acesso à informação e à Internet sem restrições. Quiséramos ouvir que recomendações tem para apoiar o livre fluxo de informação de e para Cuba.
7. Estaria disposto a visitar nosso país?
Nunca descartaria um curso de ação que impulsione os interesses dos Estados Unidos ou promova as liberdades do povo cubano. Ao mesmo tempo, as ferramentas diplomáticas serão usadas após preparações minuciosas e como parte de uma estratégia clara. Antecipo o dia em que possa visitar Cuba onde todo o seu povo possa gozar dos mesmos direitos e oportunidades que goza o resto das pessoas do continente.
(A versão para o espanhol foi preparada pelo escritório do Presidente Obama. O documento original em inglês aqui).

Esquadrão Zagal utiliza RADAR PAR 2080 na Operação Laçador


O Quinto Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (5°/1° GCC), Esquadrão Zagal, sediado na Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), deslocou para a cidade de Canoas-RS o seu Radar de Aproximação de Precisão (PAR 2080) para participar da Operação COMDAEX/LAÇADOR, cumprindo a missão de operar e manter, em nível orgânico, um sistema de controle de aproximação de precisão transportável.
Contando com a participação e o apoio do 3°/1° GCC, Esquadrão Morcego, esforços foram juntados, tanto de pessoal, quanto de material, para que o Radar PAR 2080 do Zagal fosse deslocado, instalado e colocado à disposição da Operação do dia 10 até o dia 25 de novembro de 2009.

20 novembro 2009

Foguete de sondagem brasileiro será lançado na Europa


O foguete de sondagem VSB-30, fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) de São José dos Campos, no interior de São Paulo, deve ser lançado ainda esta semana, dependendo das condições climáticas, no campo sueco de Esrange. O segundo lançamento está previsto para o dia 23 de novembro na mesma localidade. O VSB-30 poderá se tornar o primeiro foguete de sondagem nacional a ser produzido integralmente no parque industrial brasileiro.

A missão do VSB-30 é a de impulsionar um conjunto de experimentos (carga útil) com massa de 400 quilos, em uma trajetória cujo apogeu é de 250 km, permanecendo no ambiente de microgravidade por seis minutos acima de 110 quilômetros.

Abate aéreo é competência Militar


A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado aprovou projeto de Lei que estabelece que o militar que, usando a lei do abate, matar alguém, será julgado pela Justiça Militar. Até agora, como não havia legislação específica, se houvesse o abate com morte, o militar ia para julgamento na Justiça comum, o que era de grande preocupação da cúpula militar. Como o projeto foi aprovado em caráter terminativo, não passará pelo plenário do Senado e entrará em vigor tão logo seja sancionado pelo presidente, o que poderá acontecer em até 15 dias úteis.

O texto diz que é competência da Justiça Militar o julgamento de crimes dolosos contra a vida cometidos por tiros de destruição contra aeronaves civis. A legislação anterior dava margem à abertura de processos criminais na eventualidade de morte dos ocupantes dos aparelhos envolvidos em atividades ilegais, podendo levar o militar ao tribunal de júri.
O relator da matéria, senador Geraldo Mesquita Jr., justifica a necessidade da medida dizendo que "o bem jurídico protegido numa ação de abate de aeronave em atividade ilícita não é somente a vida, mas também a segurança pública". Dessa forma, não estaria enquadrado nas hipóteses previstas tradicionalmente como de competência do Tribunal do Júri. Assim, o tiro de destruição estará enquadrado, agora, no artigo 9º do Código Penal Militar, desde que atende aos requisitos estabelecidos pelo Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Com base na lei do abate, no mês passado, aviões Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) dispararam tiros de advertência e obrigaram um avião transportando traficantes e drogas a pousar em Minas Gerais. Só que a Polícia Federal não conseguiu chegar a tempo no local e os três ocupantes do avião interceptado pela FAB fugiram deixando 250 kg de cocaína na aeronave.

18 novembro 2009

ALIANÇA DEMOCRATA TRABALHISTA RS





Nasce nesta tarde a Aliança Democrata Trabalhista do Rio Grande do Sul entre PDT e DEM para as Eleições 2010.
PTB também poderá integrar a Aliança.


O presidente democrata Rodrigo Maia (RJ), o líder Ronaldo Caiado (GO), o vice-líder Onyx Lorenzoni (RS) e o deputado Abelardo Lupion (PR) conversaram por cerca de duas horas com o Ministro do trabalho Carlos Lupi (PDT), senador Osmar Dias (PDT) e o senador Sergio Zambiasi (PTB/RS), deputado gaúcho, Vieira da Cunha (PDT), Paulo Borges (Democratas) e Moacir Volpato (Democratas).
 “Acredito que unindo nossas forças possamos elaborar um projeto alternativo que realmente vá beneficiar o Rio Grande. Somando o apoio do Democratas com PDT, estabelecemos uma chapa forte, com tradição, propostas e largo tempo de televisão, o que soma um bom número para a vitória”, afirmou Onyx Lorenzoni.

TRE rejeita contas do PTB

Reunidos em sessão nesta terça-feira, 17, os membros do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) desaprovaram as contas estaduais relativas ao ano de 2007 do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). A sentença ratificou parecer da Procuradoria Regional Eleitoral, no mesmo sentido. A desaprovação foi motivada principalmente pela utilização de dinheiro, em espécie, para saldar contas do partido.

Com a decisão, o PTB não receberá cotas do fundo partidário por 12 meses.

Marquinho Lang presente nos 54 anos da Cooperativa Languiru



O Deputado Estadual Marquinho Lang (Democratas) esteve presente nos festejos dos 54 anos da Cooperativa Languiru

Foram inauguradas as novas instalações da matriz dos Supermercados Languiru, no Bairro Languiru, em Teutônia. A cerimônia aconteceu em frente ao novo estabelecimento, com o descerramento da placa e o corte da fita inaugural com o acompanhamento de prefeitos da região, representantes de entidades e sindicatos, associados e clientes.
Investimento: A obra do novo Supermercado Languiru está orçada em cerca de R$ 6 milhões e ocupa uma área de 11 mil metros quadrados. Além do supermercado conta ainda com estacionamento no subsolo que comporta 180 veículos, pátio externo com espaço para mais de 120 automóveis, área para estoque, praça de alimentação, mezanino para escritório, cozinha, refeitório dos funcionários e espaço comerciais para lojas terceirizadas. Felipe Diehl

“Para governo, FMI é mais importante que os aposentados”, diz Onyx

O governo federal não quer conceder reajuste aos aposentados alegando que o impacto orçamentário será muito alto. O vice-líder do Democratas na Câmara, Onyx Lorenzoni (RS), foi à tribuna nessa terça-feira (17) para falar sobre a obstrução que o Partido deve manter até que o governo vote o Projeto de Lei (PL)1/07, também conhecido como Projeto dos Aposentados. “Essa é uma luta que a bancada faz em prol de uma classe que trabalhou a vida inteira pelo Brasil. O governo Lula diz que não tem como gastar R$ 6 bilhões para fazer justiça com 5,3 milhões de aposentados e 3 milhões de pensionistas. Pois, o que Lula emprestou ao FMI é três vezes o impacto do reajuste do salário mínimo igual para as aposentadorias no Brasil”, ressaltou o parlamentar.

Onyx afirmou também que, para o Planalto, o FMI deve ser mais importante que os aposentados, uma vez que o governo emprestou para o Fundo cerca de US$ 10 bilhões. O montante equivalente a mais de R$ 17 bilhões, o que solucionaria grande parte do desespero dos aposentados. “Lula também deve achar que o trabalhador do ABC é mais importante que os aposentados do país. As renúncias fiscais concedidas para agradar os sindicatos do ABC, sua antiga base eleitoral, atingem R$ 3,5 bilhões”, informou. Há ainda os valores gastos com propaganda e marketing, na tentativa de alavancar a candidata do governo, ministra Dilma Rousseff.

17 novembro 2009

E-mail deve morrer em 10 anos

Um estudo da Universidade de Kent, na Inglaterra, constatou que o e-mail deve ser extinto. A ferramenta de comunicação mais tradicional da web deve perder lugar para outras plataformas, como Twitter, Facebook, Orkut, MySpace, e programas de mensagens instantâneas, como o MSN.
"Embora seja a ferramenta dominante há 20 anos, o e-mail, como conhecemos hoje, deve morrer em apenas 10 anos", enfatizou o professor David Zeitlyn, autor da pesquisa.
As redes sociais, permitem que as pessoas enviem mensagens para um grupo de contatos ao mesmo tempo, além de proporcionarem um retorno rápido e conciso. Outra vantagem desses novos aplicativos é a possibilidade de utilizá-los por meio de outras interfaces tecnológicas, como o celular. A mobilidade que tais programas oferecem tornam o e-mail um meio de comunicação obsoleto, facilmente substituível.
Ainda de acordo com a pesquisa, somente 51% dos adolescentes e jovens disseram utilizar o e-mail como a primeira opção na hora de enviar uma mensagem eletrônica. O serviço é o mais usado - senão o único - por pessoas entre 45 e 65 anos.

14 novembro 2009

"Minha trajetória" de Moacir Volpato


Na tarde chuvosa desta sexta-feira, estiveram presentes amigos, filiados partidários, empresários e imprensa, para o lançamento do Livro do empresário e Filiado do Democratas, Moacir Volpato. Tendo lançado seu livro nesta semana em Passo Fundo, Volpato lançou na Grande Feira do Livro de Porto Alegre, sua biografia como cidadão, empresário e político.
Além de entrevista concedida ao Canal Opinião Livre com o Jornalista Diego Casagrande, Volpato concedeu entrevista também a este Blogger e Filiado do Democratas e os detalhes você confere publicadas aqui na próxima semana e uma mensagem especial de Volpato para os Filiados e Canoenses.

Confira pelas fotos os principais momentos deste encontro.
(Clique para ampliar)
Um abraço à todos.









PASSO FUNDO: Mais de 70 mil pessoas passaram pela 23° Feira do Livro.
A 23° feira do livro de Passo Fundo, encerrou suas atividades DIA 15/11 com um público superior a 70 mil pessoas.O número é maior ao do ano passado, onde cerca de 60 mil prestigiaram a exposição. Sob uma estrutura coberta de 1.600 metros quadrados, muitas foram às atrações apresentadas, como: palestras abordando diversos temas, contadores de historias, teatros,autógrafos e bate papo com escritores. O volume de vendas também foi superior neste ano, passando dos 33 mil livros vendidos. Os títulos mais vendidos nesta edição foram: A Cabana, Crepúsculo, Minha Trajetória de “Moacyr Volpatto”, e também a Bíblia sagrada./A feira também teve ações sociais,como a doação de diversos livros para a Biblioteca do Presídio Regional de Passo Fundo e a distribuição gratuita de livros espíritas usados.

13 novembro 2009

Aeronáutica treina controladores para nova plataforma de controle de tráfego aéreo


Controladores de vôo do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), em Curitiba, já realizam treinamento para operar uma nova plataforma de controle de tráfego aéreo, versão que reúne, entre outras melhorias, uma nova visualização para reduzir o esforço dos operadores e um número maior de ferramentas de segurança, como alertas, por exemplo.

O fundo preto da atual tela de visualização ganhou uma versão cinza, com o objetivo de amenizar o trabalho visual dos controladores de tráfego aéreo. Cada tipo de alerta previsto terá uma nova cor ou contraste, para facilitar o gerenciamento de informações disponibilizadas. Tais modificações fazem parte de um programa permanente de evolução e de melhoramento do controle de tráfego aéreo.
Os comandos necessários à operação também receberam inovações e passam a ser realizados mais por meio do mouse do que pelo teclado. Isso representará mais tempo de atenção para o que se passa na tela. Pelo novo modelo, as strips, fitas de papel que registram informações dos planos de vôo, poderão ser gradativamente aposentadas. O novo software comporta um número maior de informações expostas na tela.
Programa em teste no Sul do país será adotado a partir de março do ano que vem nos centros de controle.

Fecomércio recebe a visita de Moacir Volpato


O vice-presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, recebeu nesta quinta-feira, dia 12, na sede da entidade, o empresário e ex-prefeito de Lagoa Vermelha, Moacir Volpato. Durante o encontro, Volpato falou sobre o lançamento de sua autobiografia “Minha trajetória – Um vendedor no mundo dos negócios e da política”. O livro, escrito em 80 dias, traz as experiências profissionais do empresário, a trajetória de vida, o interesse pela política e o surgimento das Lojas Volpato, que conta com aproximadamente 50 unidades no Rio Grande do Sul e que consolidaram o slogan “Bom, Bonito e Barato”.

12 novembro 2009

TENOPLAST 2009 e Lean Manufacturing


Estive na Tecnoplast 2009 e Feira de Lean Manufacturing na Fiergs em Porto Alegre. Dentre os mais de 90 Expositores estavam as já consagradas Einchenberg Transeich, Geremia Redutores, GKN Driveline, Intratech, MWM International Motores, Wortex Máquinas e a Cotec Tintas.
A Tecnoplast ocorre num momento especial para o Setor. Financiamentos com juros baixos e prazos longos, estimulam investimentos em máquinas e equipamentos, fortalecendo o parque industrial brasileiro.
Mas ainda existem dificuldades e também particularidades, diz Hércules Piazzo, Gerente Comercial da Milacron, -“a tecnolgia está ao alcance de todos, porém existem barreiras, e uma delas é a dificuldade de crédito para a importação de máquinas injetoras”, conclui.

Já na opinião de Hermes Lago, Diretor de Comercialização da Máquinas Romi, tradicional fabricante brasileira de injetoras, - “o parque industrial estava um pouco defasado, mas nos últimos quatro anos até pela própria abertura de mercado e questão cambial, houve um incremento na renovação de máquinas”, diz Lago.
Com certeza o mercado está aberto e Feiras como a Tecnoplast impulsionam negócios e fortalacem o segmento plástico.
Um abraço à todos.

11 novembro 2009

Fique por dentro das agendas de Lula e Jobim

Lula, hoje 11 de Novembro:
O assunto mais importante do dia para Lula, com certeza será o bate-papo com Temer pois os dois tem muito o que conversar. Que tal ?

09h - Despacho interno - Centro Cultural Banco do Brasil
09h30 - Entrevista para a Rede TV
10h30 - Despachos internos
12h - Encontro privado com o presidente de Israel, Shimon Peres - Palácio Itamaraty
12h45 - Assinatura de atos
12h55 - Entrevista coletiva
13h15 - Almoço em homenagem ao presidente de Israel, Shimon Peres, oferecido pelo Presidente
16h - José Pimentel - Ministro da Previdência Social
18h30 - Michel Temer -Presidente da Câmara dos Deputados

Nelson Jobim, nos próximos dias:
Jobim tem como ponto alto de sua viagem à Europa, América do Norte e Ásia, sua visita a OTAN e sua Palestra em Halifax, mas em dezembro tem mais.

Dia 11 de novembro, quarta-feira
10:30 – Chegada ao Aeroporto de Bruxelas
19:00 – Encontro com Almirante James Stavridis, Comandante Supremo das Forças Aliadas na Europa (SACEUR)
Dia 12 de novembro, quinta-feira
9:35 – Reunião com General Ramsey, diretor do Departamento de Operações do Supreme Headquarters Allied Powers Europe (SHAPE)
13:30 – Visita ao Centro de Coordenação das Forças Especiais (OTAN)
Dia 13 de novembro, sexta-feira
11:00 – Encontro com o ministro da Defesa belga, Pieter De Crem
19:00 – Decolagem para China
Dia 14 de novembro, sábado
14:00 – Pouso em Pequim
18:00 – Jantar com autoridades do Escritório de Assuntos Exteriores do Ministério da Defesa
Dia 15 de novembro, domingo
9:30 – Decolagem para Xi’na
12:00 – Encontro com autoridades da Região Militar Provincial de Shaanxi
16:30 – Decolagem para Beijing
Dia 16 de novembro, segunda-feira
9:40 – Visita à Terceira Divisão de Guarnição de Beijing
16:00 – Encontro com o General Liang Guanglie, ministro da Defesa chinês
Dia 17 de novembro, terça-feira
14:30 – Visita ao Centro de Comando da Defesa Aérea da Capital
16:00 – Encontro com Vice-Chen Qiufa, vice-ministro de Indústria e Informação Tecnológica no Bureau Administrativo Estatal da Ciência, Tecnologia e Indústria de Defesa
17:30 – Encontro com o General Xu Caihou, vice-presidente do Comitê Militar Central
Dia 18 de novembro, quarta-feira
11:30 – Decolagem para Qingadao
13:00 – Encontro com autoridades da Região de Guarnição de Qingdao
14:30 – Visita à base Píer No 3 da Frota Beihai
17:30 – Decolagem para Shangai
Dia 19 de novembro, quinta-feira
12:00 – Encontro com autoridades da Região de Guarnição de Shanghai
19:00 – Decolagem para Misawa (Japão)
22:45 – Pouso em Misawa (Japão)
23:45 – Decolagem para Anchorage (Alasca)
12:15 (de sexta-feira) – Pouso em Anchorage
Dia 20 de novembro, sexta-feira
06:30 – Decolagem para Winnipeg (Canadá)
14:00 – Pouso em Winnipeg
15:30 – Decolagem para Halifax (Canadá)
21:00 – Pouso em Halifax
Dia 21 de novembro, sábado
8:00 – Fórum de Segurança Internacional Halifax
9:30 – Apresentação do Ministro da Defesa
11:30 – 17:00 –Participação dos painéis do Fórum de Segurança
Dia 22 de novembro, domingo
8:30 – 13:15 – Participação dos painéis do Fórum de Segurança de Halifax
15:30 – Decolagem para Santo Domingo (República Dominicana)
19:30 – Pouso em Santo Domingo
20:30 – Decolagem para Brasília
Dia 23 de novembro, segunda-feira
02:30 – Pouso em Brasília
Estamos atentos.
Um abraço à todos.

Alô companheiro, vota na Dilma !

O ministro das Comunicações, Hélio Costa, informou nesta terça-feira, 10, que propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a criação do programa Bolsa Celular, que prevê a distribuição gratuita de celulares para as pessoas que já são beneficiadas pelo programa Bolsa Família. Segundo o ministro, seriam distribuídos 11 milhões de celulares pré-pagos, que teriam em conta um bônus mensal de R$ 7.
A princípio o programa prevê, segundo Costa, um celular por família, mas não está descartada a possibilidade da concessão de um segundo celular, ainda que em condições menos vantajosas. O anúncio do Bolsa Celular foi depois da reunião do ministro com os presidentes das principais empresas de telefonia para tratar da expansão da banda larga no país.
Realmente a turma do Lula está se superando em matéria de abusos eleitorais com verba pública. Eles conseguiram até mesmo, fazer perguntas ideologicamente favoráveis a Lula e Dilma na formatação da última prova do Enem. O Foro de São Paulo continua rezando pela cartilha. Clique aqui e veja o vídeo de Lula falando que o povo pensa, é pelo estômago. Aham, sei. Lula tinha razão, tanto que se utiliza do mesmo expediente para eleger Dilma.
Um abraço à todos.

10 novembro 2009

DEMOCRATAS EM DEFESA DO TCU

A Comissão Executiva Nacional do Democratas considera a intenção do governo Lula de enviar projeto de lei ao Congresso para limitar os poderes do Tribunal de Contas da União, TCU, uma medida prejudicial aos interesses do país.

A proposta do governo Lula representa mais uma ofensiva, entre tantas já conhecidas, contra a fiscalização do uso do dinheiro público, prevista na Constituição da República e exigência do regime democrático.
Ao tentar limitar e reduzir o poder de atuação do TCU, único órgão do poder público que vem bloqueando repasses para obras federais quando surgem suspeitas de irregularidades, o governo Lula adota um procedimento altamente suspeito, uma vez que esta decisão pode ampliar a corrupção no país.
O Democratas informa que suas bancadas na Câmara e no Senado votarão contra qualquer iniciativa do governo que tenha o objetivo de atingir a competência do TCU, órgão público que tem se pautado pela correção no cumprimento de suas atribuições.
Rodrigo Maia
Presidente

Força Aérea realiza exercício de defesa aeroespacial na região Sul do país

Começou e prossegue até o dia 13 de novembro, a segunda edição da COMDAEX, exercício operacional de defesa aeroespacial que mobiliza simultaneamente as Bases Aéreas de Canoas (RS), Santa Maria (RS), o CINDACTA II, em Curitiba (PR), e unidades desdobradas no Rio Grande (RS), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS).

A novidade deste ano é que a operação simula a evolução de uma crise entre dois países fictícios até chegar à deflagração do conflito. Quando o confronto for declarado formalmente, um comando conjunto assumirá a responsabilidade sobre o teatro de operações. Pela primeira vez, a transferência será realizada por meio de um acordo com cláusulas jurídicas. Entrará em cena então, a Operação Laçador, que será iniciada no próximo dia 16 de novembro.
“A COMDAEX vivencia o período que antecede o confronto, quando os governos ainda empregam esforços diplomáticos e as forças militares atuam em missões de reconhecimento”, explica o Comandante da Operação, Major-Brigadeiro-Ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira.
O treinamento envolve 2.300 militares da FAB e 17 aeronaves, entre elas F-5EM, A-1, R-A1, KC-130, C-130, KC-137, E-99 e 1 helicóptero H-1H. Marinha e Exército também participam do exercício. A segurança de vôo é o princípio que norteia a operação.
“Daremos ênfase ao cumprimento das normas e doutrinas em vigor, com especial atenção para a segurança durante todas as fases da COMDAEX”, destaca o Comandante Machado. CECOMSAER

06 novembro 2009

Vara curta


As Forças Armadas deverão ganhar mais poder de polícia e proteção legal para realizar operações típicas de manutenção e garantia da lei e da ordem. Essas mudanças fazem parte da proposta de novo texto para a Lei Complementar 97. Em operações de vigilância na fronteira e demais ações ordenadas pelos poderes constituídos, Exército, Marinha e Aeronáutica podem revistar pessoas, veículos e instalações e fazer prisões em flagrante delito.
O projeto de lei - em fase final de formatação na Casa Civil, após aprovação do presidente Lula e do parecer favorável do Ministério da Justiça e da Advocacia-Geral da União (AGU) - fortalece de maneira explícita o cargo de Ministro da Defesa. Ele passa a ter comando operacional sobre as três Forças, que ficam efetivamente subordinadas ao poder civil.
Na prática, o texto acaba com a concentração de poder nos comandos Militares.
A proposta, que respalda a Estratégia Nacional de Defesa e deve ser enviada ao Congresso ainda neste mês, também enfrenta uma antiga reclamação dos militares, quando são convocados para atuar em ações repressivas, como a subida de morros ou trabalhos de proteção social na época das eleições. Agora fica claro que a tropa, nessas ações, desempenhará "atividades militares". Diante de eventuais incidentes, seus integrantes serão julgados por tribunais militares, e não pela Justiça comum, como ocorre hoje.
Para a Aeronáutica, um direito novo e específico: com base na chamada Lei do Abate, caças e aviões de interceptação da Força - que já têm o poder de controlar e perseguir o chamado tráfego aéreo ilícito, obrigando uma aeronave a fazer pouso forçado - poderão prender pilotos, tripulantes e passageiros em flagrante e entregá-los às autoridades judiciárias. AE
Recomendo aos amigos e leitores que leiam na íntegra a Lcp 97 original de Junho de 1999 sem as modificações propostas. Clique aqui.

Eleitor Correto

É sempre uma grata satisfação, quando amigos empenham-se em mostrar a sociedade e aos seus pares, não tão somente sua opinião, mas também, informação, bom humor e uma boa dose de caráter e lealdade.
O Eleitor Correto não é uma falácia ou um ideal. Ele existe.
Existe em cada um de nós que sabemos que podemos ser conscientes de nosso momento atual e contribuir com nossos melhores valores para fazer a diferença.
Pois o Blog do Eleitor Correto (http://www.eleitorcorreto.blogspot.com/) é do nosso amigo Roberto Saveren e tem um conteúdo objetivo e direto sobre os mais diversos assuntos, mas principalmente um Blog de opinião. Gente vamos visitar.
Além do mais, ontem apresentamos ao Cruel o bicho de estimação do Saveren, o Fera. Os dois tem muito em comum, embora cães e felinos tenham uma forma muito particular de ver o mundo, ambos pressentem o perigo e principalmente o medo pelo cheiro; e claro sabem muito bem o que fazer nestas circunstâncias.
Um abraço à todos.